PUBLICIDADE

Projeto testa mecanização na produção familiar de mamona

4 fev 2013 - 12h12
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

Projeto vai avaliar o impacto da mecanização na produção familiar de mamona. O programa será desenvolvido com um grupo de agricultores familiares de Itaeté, na Bahia, em caráter experimental.

A iniciativa vai levar novas tecnologias a pequenos produtores da região para estudar a possibilidade de aumento da produção e da produtividade da oleaginosa. O projeto é resultado de parceria entre Petrobras Biocombustível, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Cooperativa Regional de Reforma Agrária da Chapada Diamantina (Coopracd) e a empresa Bioóleo.

O projeto-piloto vai incluir máquinas em todos os processos de produção, do pré-plantio à colheita. O acompanhamento será feito pelos próximos três meses.

"Vamos trabalhar, nesta etapa, em uma área de 50 hectares, cultivada por 22 agricultores familiares, o que vai gerar informações que nos permitirão analisar o desenvolvimento da cultura de modo a maximizar os resultados", afirma o gerente de suprimento das unidades da Petrobras Biocombustível em Candeias, George Dias. Segundo Dias, os resultados obtidos serão utilizados para definir modelo a ser implementado também em outras áreas de atuação da empresa.

Para o gerente de Desenvolvimento Agrícola da Petrobras Biocombustível, Raphael Leão, o além de comprovar a viabilidade de um modelo de produção, o projeto é um passo importante para a transferência de tecnologia para agricultores familiares. "Viabilizar o acesso a soluções de ampliação da produtividade e diminuição dos custos de produção é fundamental para aumentar sua competitividade e com isso garantir a sustentabilidade de longo prazo para a agricultura familiar."

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade