PUBLICIDADE

Presidente do governo espanhol assistirá à Rio+20 no Brasil

9 abr 2012 - 18h34
(atualizado às 19h51)
Compartilhar

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, onde há 20 anos as Nações Unidas organizaram a primeira reunião com estas características.

A participação de Rajoy nessa cúpula foi confirmada nesta segunda-feira pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Arias Cañete na Comissão do Meio Ambiente e Mudança Climática do Senado.

O ministro destacou a presença do chefe do governo espanhol nessa reunião como exemplo do interesse do Governo da Espanha com relação à Cúpula Rio+20, na qual se espera a participação de cem chefes de Estado e de Governo.

Arias Cañete explicou que nas últimas reuniões de ministros do Meio Ambiente da União Europeia foram analisadas as negociações diante da aproximação da cúpula. Segundo ele, uma das propostas que pode constar no documento final é a criação dos "Objetivos do Milênio do Desenvolvimento Sustentável".

Com relação ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Arias Cañete garantiu que o Governo é partidário de que Cúpula Rio+20 chegue ao final mais reforçada, com capacidade para converter-se em uma agência da ONU, o que permitiria contar com orçamento próprio e não depender de contribuições voluntárias.

A Espanha ostenta a Presidência do PNUMA na atualidade através do secretário de Estado do Meio Ambiente, Federico Ramos. Os países ultimam as negociações para que na Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) seja aprovado um documento que defina as bases da economia verde, o acesso universal à energia limpa e os critérios para que as agendas internacionais do meio ambiente e desenvolvimento caminhem de mãos dadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade