PUBLICIDADE

Pnuma: sustentabilidade pode alavancar produtividade marinha

26 jan 2012 - 10h05
Compartilhar

Uma abordagem mais sustentável pode impulsionar a produtividade da economia marinha, de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) intitulado Economia Verde em um Mundo Azul. O trabalho analisa seis setores da economia marinha: pesca e aquicultura, transporte marinho, poluição do oceano por nutrientes, energia sustentável marinha, turismo costeiro e minerais do fundo do mar.

"Esse relatório é um bom exemplo de como as indústrias dos oceanos - incluindo os setores de energia e aquicultura - podem se tornar mais rentáveis, mais sustentáveis e atender às necessidades de uma população em crescimento sem sacrificar a saúde dos nossos frágeis ecossistemas do oceano", afirma o diretor de Políticas para Oceanos e Litorais do Instituto Nicholas para Soluções Políticas Ambientais, Linwood Pendleton.

O estudo também examina como ilhas no Caribe e na Ásia podem aproveitar as vantagens da economia verde para reduzir a vulnerabilidade às alterações climáticas e promover o crescimento sustentável.

"Intensificar os investimentos verdes em recursos marinhos e costeiros, além de reforçar a cooperação internacional na gestão destes ecossistemas transfronteiriços, é essencial para a transição para uma economia verde de baixo carbono e de uso eficiente dos recursos", defende o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade