PUBLICIDADE

Pnuma: produção de lixo no mundo saltará para 2,2 bi de t

7 nov 2012 - 09h09
Compartilhar

O volume de resíduos urbanos (lixo) produzido no mundo deve saltar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025, de acordo com estimativa do Programa da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Para a organização, a gestão de resíduos se torna cada vez mais crucial para a promoção da sustentabilidade ambiental.

"As necessidades humanas básicas, como água limpa, ar puro e segurança alimentar, são prejudicadas por práticas de gestão de resíduos impróprias, com graves consequências para a saúde pública", advertem os especialistas da organização que participam do encontro Parceria Global sobre Gestão de Resíduos, em Osaka, no Japão.

Documento do Pnuma informa que, "se tratada adequadamente, a gestão de resíduos tem um enorme potencial para transformar problemas em soluções e conduzir o caminho para o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e reutilização de recursos valiosos".

Relatório da organização indica que, no norte da Europa, a reciclagem de uma tonelada de papel ou alumínio economiza mais de 600 quilos e 10 mil quilos de dióxido de carbono, respectivamente. Outro levantamento revela que há 65 vezes mais ouro em uma tonelada de celulares velhos do que em uma tonelada de minério.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade