PUBLICIDADE

Petróleo fecha em queda em NY a U$103,08 o barril

30 jul 2013 - 18h16
(atualizado às 19h56)
Compartilhar

Os preços dos contratos futuros de petróleo caíram fortemente em Nova York na terça-feira por vendas de fundos especulativos em um mercado que espera com prudência a decisão do Comitê de Política Monetária do Fed na quarta-feira e vários indicadores econômicos.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro caiu U$1,47 a U$103,08 no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para a mesma data de entrega fechou em U$106,91 no Intercontinental Exchange (ICE), em queda de 54 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira.

O WTI sofre "com realizações de lucros por parte de fundos especulativos" antes de uma semana carregada de indicadores e com uma reunião de política monetária do Fed nos EUA nesta terça-feira e na quarta, explicou Carl Larry, da Oil Outlooks and Opinions.

Os operadores esperam a publicação de uma estimativa do crescimento no segundo trimestre e o relatório mensal sobre o emprego nos Estados Unidos.

"Os fundos deixam de injetar dinheiro enquanto esperam conhecer um pouco mais sobre a saúde da economia norte-americana e a força da recuperação", disse Larry.

O mercado teme ver, nas cifras do PIB dos Estados Unidos, sinais de uma desaceleração da economia norte-americana na primavera (do hemisfério norte), destacou John Kilduff, da Again Capital.

Esta perspectiva "deixa os operadores nervosos" sobre as perspectivas de demanda de petróleo no maior consumidor mundial e isso, somado à desaceleração na China, acentua os "movimentos de venda", acrescentou.

Quanto ao Fed, os operadores esperam que "mantenha sua taxa básica de juros em níveis historicamente baixos" e que continue a "compra de cerca de U$85 bilhões em ativos mensais", principalmente bônus do Tesouro, para estimular a economia, destacou Bob Yawger da Mizuho Securities.

Eles observarão com muito cuidado "qualquer sinal que possa indicar quem será o substituto" de Ben Bernanke, acrescentou, considerando como um fato a saída do presidente do Fed no final de seu mandato em janeiro.

Na quarta-feira, serão publicadas, além disso, as cifras semanais de reservas de petróleo nos Estados Unidos, depois de uma queda de 30 milhões de barris desde o final de junho.

Os operadores esperam, segundo Larry, uma queda das reservas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade