PUBLICIDADE

Petroleira Anadarko aceita pagar USD 5,15 bilhões para encerrar processos nos EUA

3 abr 2014 - 16h50
Compartilhar

A companhia de petróleo americana Anadarko aceitou pagar 5,15 bilhões de dólares para pôr fim aos processos por poluição contra sua filial Kerr-McGee nos Estados Unidos, informou o grupo nesta quinta-feira em um comunicado.

Anadarko indicou que o acordo acaba com as dúvidas que vinham derrubando o valor de suas ações.

A disputa se refere a denúncias de que sua filial petroquímica Kerr McGee deixou lugares contaminados nos Estados Unidos, alguns deles com substâncias radioativas, como urânio e tório, e outros com toxinas que penetraram no solo e na água.

O juiz Allan Gropper disse que a Kerr McGee realizou uma reorganização fraudulenta de seus ativos no início da década de 2000, antes da aquisição por parte da Anadarko, em 2006, da Tronox, por 18 bilhões de dólares.

A Tronox se declarou em quebra em 2009 e reemergiu em 2011.

O acordo foi concluído com um grupo que processava a Tronox e com o governo dos Estados Unidos. Entre os beneficiados com a multa há mais de dez estados e o povo indígena Navajo.

O acordo "elimina a incerteza criada por esta disputa, e os fundos vão financiar a recuperação e a limpeza dos passivos ambientais e demandas de responsabilidade civil herdadas", disse o presidente executivo da Anadarko, Al Walker.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade