publicidade
12 de setembro de 2013 • 17h10 • atualizado em 13 de Setembro de 2013 às 15h19

Peixe com "cara de nojo" é eleito o animal mais feio do mundo

Peixe-bolha foi eleito em concurso britânico o animal mais feio. Em 2010, o jornal americano The New York Times já havia relacionado o Psychrolutes marcidus em sua lista. Esta criatura gelatinosa, que lembra uma face, vive em grandes profundidades. Foto: Divulgação
Peixe-bolha foi eleito em concurso britânico o animal mais feio. Em 2010, o jornal americano The New York Times já havia relacionado o Psychrolutes marcidus em sua lista. Esta criatura gelatinosa, que lembra uma face, vive em grandes profundidades.
Foto: Divulgação
 

O peixe-bolha ('Psychrolutes marcidus'), uma espécie do Pacífico que "lembra um senhor velho e amargurado", foi eleito o animal mais feio do mundo em um concurso organizado na Grã-Bretanha.

Mais de 3 mil pessoas participaram de uma consulta na internet para chamar a atenção sobre espécies pouco conhecidas e ameaçadas que desempenham seu papel no ecossistema.

O "blobfish", como é denominado em inglês, uma criatura rosada capaz de suportar a pressão de grandes profundidades marinhas - e cujo aspecto parece fazer menção a esta circunstância - tem sido vítima da pesca de arrasto.

Ele ganhou incontestavelmente, com 795 votos, disse Coralie Young, da Associação Britânica de Ciência (British Science Association), que anunciou o resultado em um festival anual em Newcastle, no nordeste da Inglaterra.

Em segundo lugar ficou o kakapo, um pássaro que não voa e parece uma mistura de papagaio e coruja, que vive na Nova Zelândia. Em terceiro lugar ficou o axolotl, anfíbio mexicano apelidado de "peixe andarilho".

Outros candidatos foram o macaco proboscis, que tem os testículos vermelhos e nariz grande, e a rã do Titicaca, também conhecida com o nome pouco científico de "rã escroto".

Oitenta mil pessoas visitaram a página do concurso. "É um modo simpático de lembrar às pessoas sobre a conservação" dos animais, explicou por telefone Coralie Young.

Veja outros animais "feios":

AFP AFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.