PUBLICIDADE

Para CEO da Peugeot, Diesel é melhor amigo na luta contra aquecimento global

3 mar 2015 - 16h39
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O CEO da PSA Peugeot Citroën, Carlos Tavares, afirmou nesta terça-feira que o diesel é o "melhor amigo" da luta contra o aquecimento climático, e pediu que as regras não sejam mudadas ao longo do jogo em matéria de emissões poluentes.

As vendas de carros novos movidos a diesel voltaram a cair em fevereiro na França, representando menos de 59% do mercado de veículos particulares. Neste contexto, o debate no país sobre a nocividade dos carros a diesel e as medidas tomadas pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, visando a limitar o tráfego de carros antigos alimentados com este combustível fóssil.

Um veículo a diesel que respeita as normas europeias recentes "é tão limpo quanto um carro movido a gasolina", declarou o presidente do diretório da PSA a jornalistas, durante o salão do automóvel de Genebra.

"Como o diesel é de 15% a 20% mais eficiente do que a gasolina, ele se torna o melhor instrumento de massa para atingir grandes reduções nas emissões de CO2, especialmente no que diz respeito à meta da União Europeia de 95 gramas de CO2 até 2020", acrescentou Tavares.

"Acreditamos que não há razão científica para estigmatizar o diesel, [...] que é nosso melhor amigo na luta contra o aquecimento climático, já que é o combustível mais eficiente", garantiu o executivo, lembrando as discussões que deverão ocorrer durante a conferência sobre o clima COP 21, realizada em Paris.

"Não estamos lutando contra a meta de 95 gramas de CO² em 2020, nós estamos indo num bom caminho, aliás. Contudo, não é correto dizer, do nada, após tantas pesquisas e esforços, que o diesel não é correto, que ele não conta mais", argumentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade