PUBLICIDADE

Paes vai enviar projeto à Câmara de feriado de 3 dias na Rio+20

Paes vai enviar projeto à Câmara de feriado de 3 dias na Rio+20

20 abr 2012 - 13h16
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

A pedido do Governo Federal, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai enviar na próxima semana um projeto à Câmara dos Vereadores para que haja feriado municipal de três dias durante a Rio+20. O feriadão seria nos dias 20, 21 e 22 de junho, quando mais de 100 representantes de países participarão da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira durante reunião entre o prefeito, o governador Sérgio Cabral e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do meio-ambiente, Isabella Teixeira. A intenção é liberar o trânsito para que os chefes de Estado, que estarão hospedados majoritariamente na zona sul, cheguem ao Riocentro, na zona oeste, sem maiores complicações.

"A gente acredita que assim não vamos precisar liberar faixas de trânsito apenas para os participantes da Rio+20. É claro que vai haver algum tipo de transtorno, mas é um momento importante para a cidade e os cariocas vão mostrar mais uma vez que são ótimos anfitriões", disse o prefeito.

A prefeitura espera que o feriado possa abrir espaço para que a sociedade civil também participe de alguma forma do evento. "No início de maio estaremos divulgando uma série de eventos paralelos que estarão acontecendo durante a conferência e será importante ter esse feriado para que a população possa se envolver com eles", afirmou Paes.

Além do esquema que vai aliviar o transporte pela cidade, o Governo Federal vai disponibilizar a base aérea de Santa Cruz, também na zona oeste, para utilização das delegações durante a conferência. "Estamos terminando as obras e vamos estar prontos para receber as delegações também na base aérea, uma opção aos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e de Jacarepaguá", garantiu a ministra Gleisi Hoffmann.

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes (centro) e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann participaram de reunião sobre a Rio 20
O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes (centro) e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann participaram de reunião sobre a Rio 20
Foto: Marino Azevedo/Governo do Rio / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade