PUBLICIDADE

OMS classifica a poluição do ar no mundo como cancerígena

17 out 2013 - 08h16
(atualizado às 09h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem do dia 30 de agosto mostra nuvem de poluição na capital paulista</p>
Imagem do dia 30 de agosto mostra nuvem de poluição na capital paulista
Foto: Marcelo Pereira / Terra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira que catalogou a poluição do ar exterior como fator cancerígeno para os seres humanos. "O ar que respiramos tem sido contaminado por uma mistura de substâncias que provoca câncer", afirmou o doutor Kurt Straif, da Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês).

"Agora sabemos que a contaminação do ar exterior não apenas é um risco maior para a saúde em geral, mas também uma causa ambiental de mortes por câncer". "Os especialistas concluíram que existem provas suficientes de que a exposição à poluição do ar provoca câncer de pulmão. Também notaram uma associação com um risco maior de câncer de bexiga", destacou a IARC em um comunicado.

Apesar da possibilidade de variação considerável na composição da contaminação do ar e dos níveis de exposição, a agência destacou que suas conclusões se aplicam a todas as regiões do mundo.

Os dados mais recentes da agência mostram que em 2010 mais de 223 mil pessoas morreram de câncer de pulmão relacionado com a poluição do ar.

&lt;a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/clima/iframe.htm" data-cke-580-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/clima/iframe.htm"&gt;veja o infogr&aacute;fico&lt;/a&gt;

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/curas-do-cancer/" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/curas-do-cancer/"&amp;gt;Em busca da cura do c&acirc;ncer&amp;lt;/a&amp;gt;
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade