PUBLICIDADE

Obama joga golfe na Califórnia, castigada pela seca, e é alvo de críticas

20 jun 2015 - 18h55
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, jogou golfe neste sábado perto da cidade de Palm Springs, um oásis no deserto da Califórnia, desconsiderando as críticas de que passear em um gramado viçoso seria inapropriado durante a seca histórica que castiga o rico estado do oeste americano.

Obama tem previsto jogar em dois campos, Sunnylands e Porcupine Creek, para aproveitar a folga do fim de semana comemorativo do Dia dos Pais nos Estados Unidos longe de Washington e de sua intensa agenda presidencial.

A primeira-dama, Michelle, e as duas filhas do casal estão na Europa.

O Vale Coachella, com dezenas de campos de golfe de padrão internacional, seria um refúgio natural para Obama, que já jogou golfe mais de 200 vezes durante o seu governo, o que não passa em branco aos seus adversários.

Mas Palm Springs também se situa no epicentro de uma crise hídrica, que tem levado a Califórnia a adotar restrições no abastecimento sem precedentes em quatro décadas.

Quatro anos de baixas precipitações e o degelo reduzido na Califórnia levaram à adoção do racionamento de água usada na agricultura e de cobranças extra para quem desperdiça o recurso.

Até mesmo os visitantes do Parque Nacional Yosemite são convidados a moderar o consumo.

Autoridades no estado do oeste americano esperam reduzir o consumo de água em 25% antes do verão, quando a demanda aumenta.

A Casa Branca tentou abafar as críticas ao passeio de fim de semana de Obama.

Na sexta-feira, entre financiadores políticos em Los Angeles e San Francisco, Obama reuniu-se com o governador da Califórnia, Jerry Brown.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, os dois conversaram sobre "esforços federais, estaduais e locais para lidar com a seca devastadora e os incêndios florestais".

Mais cedo, Schultz insistiu em que "o compromisso de sua administração em ajudar aqueles que são afetados pela seca é uma prioridade", destacando que "muitos campos (de golfe) adotaram medidas de mitigação hídrica com vistas à preservação da água".

O governo Obama subverteu as políticas ambientais de seu antecessor, George W. Bush, ao apoiar cortes nas emissões de carbono e padrões mais elevados de combustíveis para os veículos.

O presidente americano também espera angariar apoio para um amplo acordo climático global na cúpula sobre o clima, agendada para em dezembro, em Paris.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade