PUBLICIDADE

Novo plano de caça baleeira do Japão na mira da CBI

19 jun 2015 - 15h48
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão Baleeira Internacional (CBI) pediu nesta sexta-feira que o Japão forneça mais documentação para justificar seu plano para caçar baleias por razões científicas, alegando que não pode emitir uma sentença com a documentação apresentada até agora.

A organização baseada em Londres deveria anunciar nesta sexta-feira se a nova proposta japonesa, que tem o objetivo de caçar 3996 baleias no Oceano Sul nos próximos 12 anos, tinha corrigido os problemas que fizeram com que seu plano anterior fosse declarado ilegal pelo Tribunal Internacional de Justiça (CIJ).

No entanto, o relatório de 2015 do comitê científico da CBI concluiu que a nova proposta "não contém informações suficientes".

Apesar da decisão, o Japão poderia ir em frente com o plano, que deveria ser lançado em dezembro de 2015, porque cabe a cada país decidir se realiza caça às baleias com fins científicos.

No entanto, caso não consiga a aprovação da CBI, o Japão enfrentaria a indignação internacional por ignorar a agência responsável por assegurar a conservação do mamífero marinho.

O Japão caçou 251 baleias na Antártica na temporada 2013-2014 e 103 no ano anterior, menos do que pretendia.

Em 2014-2015, precisou desistir da campanha de caça em razão da decisão do Corte Internacional de Justiça.

O principal órgão judicial das Nações Unidas decidiu que a pesca era realizada por razões comerciais, e não científicas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade