PUBLICIDADE

Nova York torna reciclagem de plásticos rígidos obrigatória

24 abr 2013 - 18h22
(atualizado às 21h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Nova York obrigará seus moradores a reciclar os objetos de plástico rígido, como brinquedos, cabides, embalagens de xampu e vasilhas de comida, anunciou nesta quarta-feira o prefeito da "Grande Maçã", Michael Bloomberg.

"A partir de hoje, qualquer plástico rígido terá de ser reciclado", afirmou Bloomberg, que destacou que a ampliação do programa de reciclagem economizará US$ 600 mil por ano aos nova-iorquinos. Segundo os dados fornecidos pelo escritório do prefeito, as novas medidas adotadas resultarão na reciclagem de mais de 50 mil toneladas de resíduos adicionais por ano.

Embora as novas medidas sejam obrigatórias a partir de hoje, as autoridades não começarão a revisar seu cumprimento até o próximo mês de julho, segundo a prefeitura, que enviará aos donos dos edifícios novos rótulos para os contêineres de lixo.

"Os nova-iorquinos e o meio ambiente serão os principais beneficiados deste novo programa de reciclagem", destacou, por sua parte, o comissário do Departamento de Saúde da cidade, John J. Doherty.

Em março, a prefeitura de Nova York já havia anunciado a instalação de contêineres de reciclagem que funcionarão com painéis solares na icônica praça da Times Square para fomentar esta prática em um dos pontos mais turísticos da cidade.

O uso de energia solar nesses contêineres ajudará a reduzir as emissões de efeito estufa em 80% em uma zona pela qual passam diariamente meio milhão de visitantes e que gera cerca de 7 mil quilos de lixo por dia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade