PUBLICIDADE

Estudo associa produção de etanol a plástico biodegradável

26 jul 2012 - 12h56
Compartilhar

Especialistas estudam associar a produção do etanol à fabricação de um tipo de plástico biodegradável, o polihidroxialcanoato (PHA). O PHA pode ser produzido por bactérias a partir de material orgânico, como o bagaço da cana-de-açúcar.

A intenção dos pesquisadores é criar alternativas para o uso do bagaço. "A ideia é implantar biorrefinarias, que seriam usinas de álcool associadas a pequenas empresas que produzam bioplástico, ou outro produto que use a xilose", afirma a professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Luiziana Ferreira da Silva.

Segundo Luiziana, por ser um plástico biodegradável feito a partir de matéria-prima renovável, os produtos fabricados a partir de PHA são de grande importância ambiental, pois aproveitam materiais que seriam rejeitados, até a aplicação e descarte.

Além dos benefícios ambientais, o bioplástico PHA é biocompatível, ou seja, pode ficar em contato com o organismo de pessoas e animais. Ele pode ser utilizado na fabricação de microcápsulas contendo medicamentos, de pinos ortopédicos que são degradados pelo nosso organismo e não precisam ser retirados depois da recuperação da lesão, além de produtos descartáveis, como filmes plásticos que revestem absorventes e fraldas, facilitando o descarte.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade