PUBLICIDADE

Montanha de gordura de 15 toneladas é dragada do esgoto de Londres

6 ago 2013 - 20h34
Compartilhar

Uma bola de 15 toneladas de gordura sólida - já chamada de a maior 'fatberg' (montanha de gordura) encontrada na Grã-Bretanha - foi dragada de uma tubulação de esgoto de Londres, informou nesta terça-feira a empresa de serviço público Thames Water.

Foram necessários 10 dias para retirar o monte de gordura alimentar estragada misturada com papel higiênico com o tamanho de um ônibus de dois andares, que se acumulou no encanamento sob uma grande estrada de Kingston, sudoeste de Londres.

Os moradores da região do próspero subúrbio reclamavam que as descargas não funcionavam.

Se a colossal montanha de gordura não tivesse sido removida, esgoto sem tratamento poderia ter inundado casas, ruas e empresas, informou a Thames Water.

"Embora já tenhamos removido grande quantidade de gordura do subterrâneo do centro de Londres, nós nunca vimos uma única montanha solidificada de banha tão grande entupindo nosso esgoto", informou em um comunicado Gordon Hailwood, supervisor dos contratos de lixo da companhia.

"Visto que nós temos as maiores tubulações de esgoto e esta é uma das maiores montanhas de gordura que já encontramos, avaliamos que esta deve ser a maior montanha do tipo da História da Grã-Bretanha", acrescentou.

"O esgoto ficou quase completamente obstruído com quase 15 toneladas de gordura. Se não a tivéssemos descoberto a tempo, esgoto sem tratamento poderia começar a esguichar dos bueiros de todo Kingston", disse.

"Era tão grande que causou danos ao esgoto e os reparos levarão até seis semanas", acrescentou.

Imagens de dentro do esgoto mostravam que o monte de gordura podre reduziu o encanamento a 5% de sua capacidade normal.

Embora o risco de o esgoto invadir as casas das pessoas tenha sido evitado, os londrinos poderão em breve tomar banho com a gordura.

É que a companhia de gestão de lixo CountyClean Environmental Services, que removeu o depósito, informou que deu a ele um destino positivo.

"Nós reciclamos tudo o que retiramos. A água é extraída e as gorduras e os óleos restantes são transformados em produtos como sabão e biocombustível", explicou à AFP um porta-voz da CountyClean.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade