PUBLICIDADE

Ministério de Meio Ambiente lança portal com mais de 1,5 milhão de espécies

26 nov 2015 - 22h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentaram nesta quinta-feira em Brasília o Portal da Biodiversidade, uma plataforma web que permitirá ao público ter acesso a um registro de mais de 1,5 milhão de espécies animais e vegetais.

O site não só reúne informação de bancos de dados do ICMBio e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. "Essa iniciativa valoriza a nossa biodiversidade e o trabalho em rede, atraindo estudantes e pesquisadores. A sociedade brasileira precisa se apropriar da agenda ambiental", afirmou o secretário-executivo do Ministério, Francisco Gaetani. "A sociedade brasileira precisa se apropriar da agenda ambiental", acrescentou.

Por sua vez, o presidente da Sociedade Brasileira de Genética, Fabrício Rodrigues, destacou que a plataforma pode dirigir pesquisas específicas, ajudar no planejamento de ações e proporcionar ajudas para as estratégias de atuação do Ministério e do ICMBio.

O vice-presidente do instituto, Marcelo Marcelino, valorizou o papel da plataforma como ferramenta de integração de informações. "Algumas delas têm mais de 30 anos, e estão finalmente à disposição da sociedade", salientou.

Quem acessa o Portal da Biodiversidade poderá encontrar espécies a partir de seu nome científico ou popular e baixar a informação existente em diversos formatos. Também é possível realizar buscas por espécies em extinção ou ajudar a realizar ações de conservação, como os Planos de Ação Nacionais de Conservação de Espécies (PANs).

Além disso, o site conta com vários filtros e camadas geoespaciais, com indicadores de regiões federais, indígenas, cavernas, ecossistemas e áreas prioritárias de conservação e empreendimento existentes, entre outros, para facilitar o processo de busca aos usuários.

"O Brasil tem uma grande capacidade de geração de dados em biodiversidade", declarou a diretora nacional do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (SIBBr), Andrea Nunes. Ela completou dizendo que o desafio é "fazer com que esses dados estejam menos dispersos e mais acessíveis".

O portal, desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp) junto com outros parceiros, conta com o apoio da companhia Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), uma demonstração da relação de cooperação existente entre Brasil e Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade