PUBLICIDADE

Só oito cidades do País têm inventários de GEE

Alerta é da organização Iclei, que realiza encontro no dia 18 para discutir políticas públicas e emissões de gases de efeito estufa

13 mai 2009 - 12h42
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

Somente oito municípios brasileiros - São Paulo, Rio, Porto Alegre, Betim, Goiânia, Belo Horizonte, Volta Redonda e Palmas - já possuem inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e sabem qual a sua contribuição para as mudanças climáticas. O alerta é da organização Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, que realiza no dia 18, em Brasília, o seminário Políticas Públicas pelo Clima: Rumo a Copenhague - 2009. O encontro vai reunir representantes de governos estaduais e municipais para discutir políticas públicas locais pela redução das emissões de GEE.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa permite ao município conhecer as principais fontes emissoras e estabelecer controles e políticas indutoras de tecnologias 'mais limpas' de produção. "O inventário é o ponto de partida para o município planejar sua intervenção e ajudar a frear o aquecimento planetário", afirma a diretora do Iclei para a América Latina, Laura Macedo.

A pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, Raquel Biderman, diz que a aprovação de políticas públicas para mudanças climáticas por parte de governos locais é fundamental para o enfrentamento do maior problema ambiental global. "Os municípios que se anteciparem e adotarem políticas públicas em matéria de mudanças do clima poderão se beneficiar mais rapidamente das oportunidades que surgirão com o novo regime climático internacional, incluindo acesso ao mercado de carbono, a ser definido na conferência das Nações Unidas que ocorrerá em dezembro", alerta Rachel.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade