PUBLICIDADE

Prefeitura de SP autoriza corte de 1,7 mil árvores para novo prédio

Empreendimento imobiliário de alto padrão será construído em terreno de 256 mil m²; novas mudas serão plantadas

2 jun 2013 - 14h44
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura de São Paulo autorizou o corte de 1.787 árvores para a construção de um empreendimento imobiliário no Panamby, área nobre da zona sul da cidade. A polêmica em torno da construção do condomínio começou em 2008, quando a construtora responsável pelo projeto foi multada pelo corte de mais de 200 árvores.

A prefeitura decidiu autorizar os cortes por entender que o terreno – de 256.703 m² - precisa passar por um processo de descontaminação, já que era utilizada como despejo de materiais de desassoreamento do rio Pinheiros.

Em termo de compensação publicado no Diário Oficial do município em abril, a Golf Village Empreendimentos Imobiliários se comprometeu a doar mais de 11 mil mudas ao Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Fema) e a plantar o mesmo número de árvores removidas.

Protestos por remoção de árvores

Em Porto Alegre, o corte de árvores para obras da Copa do Mundo foi alvo de protestos nas últimas semanas. Manifestantes que acampavam desde o dia 17 de abril para impedir o corte da vegetação na avenida Edvaldo Pereira Paiva foram retirados do local em uma operação que envolveu a prefeitura e a Polícia Militar.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a remoção de 115 árvores, desde que ocorra a compensação e o plantio de mais 400 mudas em outro local.

Na Turquia, a polícia enfrentou manifestantes, entre sexta-feira e sábado, contrários à destruição de um parque em Istambul para possibilitar a construção de um shopping. O movimento cresceu depois que a polícia reagiu com violência, e novas manifestações foram convocadas em 48 províncias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade