PUBLICIDADE

Incêndio já atingiu mais de 700 hectares de estação ecológica no RS

Fogo consome desde a tarde de terça-feira a vegetação do local. A suspeita é que as chamas tenham sido provocadas por um raio

27 mar 2013 - 18h23
(atualizado às 21h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Um incêndio de grandes proporções já atingiu mais de 700 hectares da Estação Ecológica do Taim, na região sul do Rio Grande do Sul. De acordo com o coordenador do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Henrique Ilha, até as 20h desta quarta-feira as chamas não haviam sido controladas.

A suspeita é que um raio tenha provocado o fogo na terça-feira, já que atingiu uma região de difícil acesso. "É um banhado com palha muito alta. Não temos acesso por barco, nem por carro", disse o coordenador da reserva. Segundo ele, a única forma de combater as chamas é por meio de aeronaves.

Dois aviões agrícolas, com capacidade para 600 litros cada, foram cedidos por uma empresa para atuar no incêndio nesta quarta-feira. Amanhã, observa Henrique Ilha, mais duas aeronaves vão auxiliar no serviço, cada uma comportando 2 mil litros. 

O trabalho foi interrompido no começo desta noite e será retomado nas primeiras horas de quinta. Segundo o coordenador do ICMBio, o incêndio deve provocar impacto maior para a fauna da estação ecológica. "O maior prejuízo é para pequenos animais, como anfíbios, répteis e roedores, que têm mais dificuldade para se locomover, já que o fogo avança muito rápido".

Sobre diversidade de aves característica do parque, Henrique Ilha disse que o efeito deve ser menor já que esta não é época de reprodução e elas se deslocam com maior facilidade. Ele estima ainda que a vegetação deve se recuperar rápido, pois o local atingido é coberto por água. "O que está queimando é a palha seca por cima, que se recupera em pouco tempo".

A suspeita é que um raio tenha provocado o incêndio. O Taim abriga grande diversidade de mamíferos e aves
A suspeita é que um raio tenha provocado o incêndio. O Taim abriga grande diversidade de mamíferos e aves
Foto: Futura Press

Abrangendo uma área de 11 mil hectares, o Taim é um grande viveiro natural de animais, como capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachã e garça-vaqueira, entre outras, e vegetais, distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. A região abriga diversos ecossistemas e possui alto valor ecológico para pesquisas e experimentos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade