PUBLICIDADE

Imagem de surfista retrata a poluição nas águas da Indonésia

17 ago 2013 - 20h47
(atualizado em 21/8/2013 às 07h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Daily Mail / Reprodução

Imagens publicadas neste sábado pelo tabloide britânico Daily Mail retratam de forma impressionante os efeitos da poluição sobre as águas da ilha de Java, na Indonésia. O surfista mais famoso do país, Dede Suryana, 28 anos, aparece em meio a uma onda coberta de lixo na foto feita pelo fotógrafo Zak Noyle, que cruza o mundo em busca de cliques perfeitos do surfe.

"O lixo apareceu de repente, enquanto estávamos na água", disse o fotógrafo ao afirmar que a montanha incluía troncos de árvores, embalagens plásticas, garrafas e até bolas de futebol. Além da beleza natural, a Indonésia também é conhecida pelo lixo depositado nas águas.

Uma reportagem da National Geographic mostrou, por exemplo, que o rio Citarum, que corta Java, tem uma quantidade de lixo tão elevada que é impossível ver a água. Os animais marinhos são as maiores vítimas da poluição, já que acabam confundindo o plástico com alimento. Os humanos também são prejudicados, porque os peixes que servem de alimento frequentemente contêm níveis elevados de toxinas.

O surfista Suryana alertou, em entrevista ao Jakarta Post, sobre os riscos que a poluição das águas traz ao país. “Eu vi como é bonito e limpo (o oceano) na Austrália e na Nova Zelândia, e quando eu voltei para a Indonésia fiquei chocado", disse ao lembrar que um ambiente sujo, além de feio, também deixa as pessoas doentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade