PUBLICIDADE

Expedição registra 13 espécies na Floresta do Sincorá

4 fev 2013 - 09h29
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

Na primeira expedição do projeto Monitoramento da Avifauna nas Unidades de Conservação do Bioma Caatinga, pesquisadores liderados pelo Centro Nacional de Pesquisas Para a Conservação das Aves Silvestres (Cemave) capturaram 232 indivíduos e registraram 141 espécies na Floresta Nacional Contendas do Sincorá, na Bahia.

O projeto integra o Programa de Monitoramento da Biodiversidade e visa verificar a riqueza e a abundância de hábitats em Unidades de Conservação. Durante o programa será verificada a capacidade das unidades para manter as populações das espécies viáveis ao longo do tempo.

A expedição avançou no registro de espécies e acrescentou 13 à lista de pesquisa anterior. São elas: pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos); arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus falcularius); andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis); Pararu-azul (Claravis pretiosa); irerê (Dendrocygna viduata); torom-do-nordeste (Hylopezus ochroleucus); Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus); guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata); maracanã-verdadeira (Primolius maracanã); papa-mosca-do-sertão (Stigmatura napensis); suiriri-cinzento (Suiriri suiriri) e juruviara (Vireo olivaceus).

A próxima expedição esta prevista para a estação seca, em meados de julho e agosto. Os pesquisadores estão confiantes em ampliar o número de registros de novas espécies na floresta nacional, principalmente das espécies aquáticas.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade