PUBLICIDADE

Cientistas defendem pacto com sociedade por sustentabilidade

10 mai 2012 - 09h17
(atualizado às 09h30)
Compartilhar

A comunidade científica internacional defende a criação de uma agenda de pesquisa e tecnologia para estabelecer uma nova relação entre o segmento e a sociedade. Os cientistas apostam no Forum on Sciense, Technology and Innovation for Sustainable Development , que será realizado de 11 a 15 de junho no Rio, para pavimentar esse caminho.


Realizado na semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o fórum reunirá alguns dos principais cientistas e formuladores de políticas públicas com o objetivo de explorar o papel-chave da ciência interdisciplinar e inovadora na transição para o desenvolvimento sustentável, para a economia verde e para a erradicação da pobreza - as questões centrais da RIO+20.


O encontro é organizado pelo Conselho Internacional para a Ciência (ICSU, na sigla em inglês), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO), o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), de acordo com reportagem publicada pela Agência Fapesp.


Os objetivos do fórum estão alinhados com as conclusões da Declaração sobre o Estado do Planeta, que consolida a posição da comunidade científica em relação aos debates da Rio+20. A principal conclusão da declaração é a de que os sistemas terrestres estão passando por uma crise sem precedentes e, para evitar uma emergência humanitária de escala global, será preciso realizar ações que só serão viáveis com o estabelecimento de um novo pacto entre a ciência e a sociedade, com maior conectividade entre as lideranças de todos os setores.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade