PUBLICIDADE

Aeronaves não chegam e incêndio em reserva está longe de ser controlado

28 mar 2013 - 21h40
Compartilhar
Exibir comentários

Duas aeronaves contratadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para controlar o incêndio na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, só devem chegar ao local das chamas no final da manhã de sexta-feira. A previsão era que o trabalho dos dois aviões, com capacidade de despejar 2 mil litros de água cada, tivesse início na tarde de hoje. 

De acordo com o chefe da estação, Henrique Ilha, o atraso foi motivado pela chuva no deslocamento das aeronaves da Bahia. Um pouso precisou ser feito na cidade de Marília (SP). "Continuamos com a previsão de mais de 1,4 mil hectares atingidas, mas o fogo está longe de ser controlado", disse Ilha.

Amanhã pela manhã, o trabalho será retomado com dois avições agrícolas que tentam controlar as chamas desde ontem. "Temos recebido um importante apoio da população da região, dos arrozeiros e sindicatos, que cederam de forma gratuita as aeronaves para ajudar no trabalho", afirmou Ilha.

O incêndio está sendo combatido por terra e ar. Foi criada uma barreira de contenção na vegetação destinada a evitar a expansão do incêndio. Uma das chamadas "linhas de fogo" está se apagando, mas outra segue devastando centenas de hectares. 

Nesta quinta, incêndio já havia queimado mais de 1,4 mil hectares, segundo estimativa do ICMBio
Nesta quinta, incêndio já havia queimado mais de 1,4 mil hectares, segundo estimativa do ICMBio
Foto: Fabio Dutra, LLPhoto Press / Futura Press

A suspeita é que um raio tenha provocado o fogo na terça-feira, já que atingiu uma região de difícil acesso. "É um banhado com palha muito alta. Não temos acesso por barco, nem por carro", disse ontem o coordenador da reserva.

Abrangendo uma área de 11 mil hectares, o Taim é um grande viveiro natural de animais, como capivaras, ratões, jacarés, tartarugas, tachã e garça-vaqueira, entre outras, e vegetais, distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas. A região abriga diversos ecossistemas e possui alto valor ecológico para pesquisas e experimentos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade