PUBLICIDADE

Mancha de petróleo mantém praias da Califórnia interditadas

29 mai 2015 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

Um trecho da costa californiana com praias habitualmente muito procuradas permanecerá interditado ao público até segunda ordem, devido ao aparecimento de uma mancha de petróleo, informaram autoridades nesta sexta-feira.

A zona costeira ao sul de Los Angeles foi fechada na quarta-feira, apenas uma semana depois de outro vazamento de petróleo no norte do estado, embora não tenha sido estabelecido nenhum vínculo entre os dois fatos.

Na quinta-feira, as autoridades informaram que os trabalhos de limpeza tinham obtido "avanços significativos", dando a entender que poderiam reabrir nesta sexta-feira, mas esta eventualidade foi descartada.

"As praias ficarão fechadas até que determinemos que são seguras", disse a porta-voz da Guarda Costeira, Charlene Downey, em alusão à região que inclui as praias El Segundo, Manhattan, Hermosa e Redondo.

A mancha de petróleo, de origem desconhecida, se aproximou da costa depois que milhares de litros de óleo bruto foram liberados no oceano em frente ao litoral de Santa Bárbara, 160 km a noroeste de Los Angeles, por causa do rompimento de um oleoduto.

Devido a este vazamento, foram interditadas duas praias que ficarão inacessíveis até 4 de junho, informaram as autoridades nesta quinta-feira. Também vigorava uma proibição à pesca em uma área de 300 km2.

Dez focas e leões marinhos cobertos de petróleo foram resgatados, enquanto outros animais foram encontrados mortos, como lagostas e pelicanos.

Santa Bárbara viveu em 1969 um dos piores vazamentos de petróleo registrados nos Estados Unidos, quando uma plataforma de petróleo se incendiou e milhões de litros de petróleo foram parar no mar.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade