PUBLICIDADE

Joly vai representar a AL na Plataforma de Biodiversidade

4 fev 2013 - 11h55
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

O professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Programa Biota-Fapesp, Carlos Joly, é eleito para ser um dos cinco representantes da América Latina e Caribe no Painel Multidisciplinar de Especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes, na sigla em inglês). O mandato é de dois anos.

Criado em abril do ano passado, após quase dez anos de negociações internacionais, o Ipbes tem a função de sistematizar o conhecimento científico acumulado sobre biodiversidade para dar subsídios a decisões políticas em âmbito internacional - trabalho semelhante ao que tem sido feito nos últimos 20 anos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

A plataforma está organizada em três estruturas fixas. O secretariado é gerenciado por quatro programas da Organização das Nações Unidas (ONU): Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Há também uma diretoria e o Painel Multidisciplinar de Especialistas (MEP, na sigla em inglês).

Além de Joly, foram indicados para representar a América Latina e o Caribe Sandra Myrna Díaz, da Argentina, Edgar Selvin Pérez, da Guatemala, Julia Carabias Lillo, do México, e Floyd M. Homer, de Trinidad e Tobago.

"O painel de especialistas é o coração da plataforma, pois são os escolhidos que vão identificar as informações sobre biodiversidade que poderão gerar novos conhecimentos, sugerir linhas de ação que possam servir de subsídios para ação de políticas públicas na área e darão indicações sobre como capacitar recursos humanos", diz o chefe da Divisão do Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Franco de Carvalho Neto.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade