PUBLICIDADE

Japão: suspensão de caça às baleias na Antártica pode ser temporária

14 abr 2014 - 18h11
Compartilhar

O Japão indicou nesta segunda-feira que ainda não tinha tomado uma decisão sobre a eventual retomada da caça à baleia na Antártica em 2015-2016, denunciou a organização ambientalista Sea Shepherd.

Forçado e pressionado pela justiça internacional, o Japão anunciou, no início de abril, que abriria mão de sua próxima campanha de caça à baleia na Antártica no fim de 2014, algo que não acontecia há 27 anos.

Conforme o relatório apresentado nesta segunda pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), a mais alta instância judiciária da ONU, a Agência de Pesca japonesa tinha indicado que suspenderia a sua próxima expedição anual, que deveria ter zarpado neste inverno por um período de dois a três meses.

Mas no fim de semana, a Sea Shepherd, que nos últimos anos tem combatido os baleeiros japoneses no mar, denunciou que o Japão estava trabalhando na modificação de seu programa de pesca dito "científico" para, segundo a organização ecologista, contornar a a sentença da CIJ.

O instituto governamental japonês de pesquisas sobre os cetáceos (ICR) recusou-se a comentar essa afirmação, mas um encarregado da agência governamental de pesca indicou que nenhuma decisão tinha sido tomada até o momento referente à temporada 2015-2016.

Após a sentença da CIJ, que em março determinou a revogação das permissões de caça às baleias na Antártica por considerá-las ilegais, o premier japonês, Shinzo Abe, se disse "muito decepcionado", mas afirmou que o país acataria a decisão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade