0

Iniciado projeto de sequenciamento do DNA da onça-pintada

30 abr 2012
13h03

Cientistas brasileiros iniciam projeto que visa obter o sequenciamento completo do material genético da onça-pintada, incluindo caracterização integrada de diversos tipos de informação molecular.


O Projeto Genoma Onça-Pintada conta com a participação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, da Fiocruz-MG, da Esalq, do Zoológico Municipal de Sorocaba e do Instituto Pró-Carnívoros.


A primeira fase, iniciada agora, visa a coleta das primeiras amostras de material biológico de um exemplar do animal, proveniente do Pantanal Matogrossense, selecionado para sequenciamento.


O animal, mantido no Zoológico de Sorocaba, será o alvo principal do esforço de sequenciamento de DNA em grande escala, seguido dos processos computacionais de montagem genômica e anotação (caracterização) dos diferentes componentes do material genético da espécie, como genes, elementos regulatórios e elementos repetitivos.


As informações são importantes para compreender a história evolutiva da onça-pintada e vão contribuir para um delineamento mais preciso e abrangente de estratégias para a sua conservação na natureza.






Fonte: DiárioNet DiárioNet

compartilhe

publicidade
publicidade