PUBLICIDADE

Grupo ecologista chinês processa PetroChina por contaminação

29 nov 2013 - 09h11
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma organização ecologista chinesa com apoio governamental anunciou nesta sexta-feira que abriu um processo contra o gigante público petroleiro PetroChina, pedindo uma indenização de 9,8 milhões de dólares por contaminação.

A All-China Environment Federation, uma organização de defesa do meio ambiente, afirmou em seu site que abriu o processo por "emissões ilegais de substâncias poluentes".

A associação considera a PetroChina responsável por uma contaminação do solo e das camadas freáticas na província de Jilin (nordeste).

Apesar de o crescimento frenético da China ocasionar uma degradação do meio ambiente em todo o país, os processos contra grupos estatais por poluição são pouco frequentes.

A All-China Environment Federation já recorreu aos tribunais contra a Administração Oceânica do Estado (SOA) por falhas administrativas, por ter autorizado à companhia petroleira americana ConocoPhillips que retomasse suas atividades no litoral chinês depois de uma maré negra. A justiça arquivou o processo em agosto.

Nuvem de poluição cobre a China e atinge níveis cancerígenos

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade