0

Google Earth permite viajar no tempo e ver alterações na Terra

Google reuniu imagens de satélite desde 1984 para criar uma ferramenta que permite ver alterações na superfície do planeta

9 mai 2013
09h00
atualizado às 11h44
  • separator
  • 0
  • comentários

O Google lançou nesta quinta-feira um nova funcionalidade do Earth que permite que o usuário viaje no tempo e veja as alterações pelas quais a superfície da Terra passou nos últimos anos. As fotos representam mais de 25 anos de imagens tiradas do espaço, reunidas em uma linha do tempo interativa, pela qual o usuário pode navegar.

Linha do tempo interativa mostra alterações na superfície desde 1984
Linha do tempo interativa mostra alterações na superfície desde 1984
Foto: Reprodução
Dubai

Ferramenta mostra a construção das ilhas artificias em Dubai...

Surui

... e a evolução do desmatamento na Amazônia

Com a funcionalidade, é possível acompanhar fenômenos como o surgimento das ilhas arificiais em Dubai, a diminuição de geleiras no Alasca ou o desmatamento na Amazônia através do tempo.

As imagens foram coletadas como parte de uma missão conjunta da Nasa e do instituto americano U.S. Geological Survey (USGS) chamado Landsat. Os satélites vêm observando a Terra do espaço desde os anos 1970, com todas as imagens enviadas de volta ao planeta e arquivadas.

O Google começou a trabalhar em parceria com o USGS em 2009 para criar este arquivo e disponibilizar as imagens online. O motor do Google Earth vasculhou mais de 2 milhões de imagens em um total de 909 terabytes de dados para encontrar as fotos com melhor qualidade, descartando as que mostram nuvens, por exemplo, para todos os anos desde 1984 e para cada ponto na Terra. Essas imagens foram todas compiladas em fotos planetária de 1,78 terapixels cada, uma para cada ano desde 1984. A linha do tempo está disponível no site do Google Earth.

De burro atropelado a sexo na rua, veja flagras do Google Street View:

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade