2 eventos ao vivo

Golfinhos rosas podem desaparecer devido à contaminação em Hong Kong

População da espécie diminuiu pela pesca excessiva, contaminação da água e desenvolvimento costeiro

6 mai 2013
11h16
atualizado às 11h28
  • separator
  • comentários

Ecologistas alertaram nesta segunda-feira que o golfinho-branco chinês, mais conhecido como golfinho rosa por sua cor, corre o risco de desaparecer das águas de Hong Kong se medidas urgentes não forem tomadas contra a contaminação e outras ameaças.

<p>Golfinho-branco chin&ecirc;s, mais conhecido como &quot;golfinho rosa&quot; (imagem de arquivo), corre perigo em&nbsp;Hong Kong</p>
Golfinho-branco chinês, mais conhecido como "golfinho rosa" (imagem de arquivo), corre perigo em Hong Kong
Foto: AFP

Sua população em Hong Kong caiu de 158 em 2003 para 78 em 2011, com uma nova diminuição prevista para o ano de 2012, afirmou a Sociedade de Conservação dos Golfinhos de Hong Kong.

"Cabe ao governo e a casa cidadão de Hong Kong defender os golfinhos. Corremos o risco de que desapareceram se não tomarmos ações conjuntas", declarou o presidente da sociedade, Samuel Hung.

Os especialistas consideram que a população desta espécie diminuíram de forma considerável nos últimos anos pela pesca excessiva, o aumento do tráfico marítimo, a contaminação da água e o desenvolvimento costeiro.

Os golfinhos brancos chineses, únicos por sua cor rosa, são uma variedade genética do golfinho-corcunda-indopacífico, uma espécie ameaçada, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Este mamífero foi a mascote oficial em 1997, quando o Reino Unido devolveu a colônia à China.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade