Fapesp firma acordo com universidade americana
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) firmam acordo para a realização de pesquisas. O acerto é valido por cinco anos e prevê que as duas instituições selecionem projetos conjuntos, podendo incluir intercâmbio de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação.
O documento foi assinado durante cerimônia realizada na Fapesp, pelo presidente da fundação, Celso Lafer, e também pelo vice-reitor para Relações Internacionais da NCSU, Bailian Li.
"Estamos convencidos de que a profundidade e a excelência da pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento requerem interação e cooperação internacional. Este acordo visa estimular a realização desse tipo de cooperação, por meio do apoio a projetos de pesquisas que envolvam cientistas de São Paulo e da Carolina do Norte", diz Lafer.
Os projetos de pesquisa serão administrados por um comitê gestor, composto por dois representantes de cada instituição, entre eles o vice-reitor de Pesquisa e Inovação da NCSU e o diretor-científico da Fapesp.
"Trata-se de uma relação estratégica que visa à realização de pesquisas em cooperação nas nossas áreas de interesse: biodiversidade, energia e ciências dos materiais. Essas áreas, que também são do interesse do Brasil - e têm desdobramentos em temas como biodiversidade e mudança climática global -, correspondem precisamente à maior força da NCSU em pesquisa científica e tecnológica", disse Li.