PUBLICIDADE

ExxonMobil pagará US$ 280 milhões a Nova Jersey por danos ambientais

27 fev 2015 - 12h15
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A americana Exxonmobil vai pagar 280 milhões de dólares para encerrar os processos iniciados em 2004 pelo estado de Nova Jersey pela contaminação e inutilização de mais de 600 hectares de zonas úmidas, informa o jornal The New York Times.

Nova Jersey originalmente exigia 8,9 bilhões de dólares pelos danos provocados em pântanos, salinas, campinas e reservatórios, que ficaram inutilizáveis pelas atividades do grupo petroleiro, algumas delas iniciadas em 1870.

O NYT teve acesso ao acordo, que não foi divulgado ao público, após uma solicitação formal e confirmou o valor com duas fontes que pediram anonimato.

As queixas foram apresentadas em 2004 pelo estado e um julgamento aconteceu entre janeiro e setembro de 2014. A responsabilidade da Exxonmobil foi estabelecida e restava apenas determinar a quantia a ser paga.

Quando p juiz estava prestes a emitir a decisão, um representante do governo de Nova Jersey, que tem em seu comando o potencial candidato à presidência em 2016 Chris Christie, pediu duas vezes o adiamento do anúncio da sentença, já que negociações estavam em curso.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo juiz. Segundo o jornal, vários especialistas em Direito e Meio Ambiente questionam o motivo de Nova Jersey repentinamente ter aceitado um acordo depois de uma batalha de mais de 10 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade