PUBLICIDADE

EUA e China anunciam esforço conjunto contra mudança climática

8 jun 2013 - 17h46
(atualizado às 18h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Estados Unidos e China concordaram, neste sábado, em realizar um esforço conjunto para combater a mudança climática, comprometendo-se, especificamente, com a redução da emissão de gases hidrofluorcarbonetos (HFC).

Em uma declaração divulgada após uma reunião entre os presidentes Barack Obama e Xi Jinping em Rancho Mirage, na Califórnia, os dois países se comprometem a reduzir a produção e o uso desses gases, que contribuem para agravar a mudança climática.

"Hoje (sábado), o presidente Obama e o presidente Xi concordaram em dar um importante novo passo para enfrentar a mudança climática", anunciou a Casa Branca.

O acordo determina que Washington e Pequim "trabalhem unidos pela primeira vez, junto com outros países, para reduzir a produção e o consumo de HFCs", acrescenta a nota.

O acordo se baseará nas instituições do Protocolo de Montreal, algumas vezes usado como referência do mais bem-sucedido tratado sobre mudança climática. Inicialmente, esse protocolo foi criado para tratar da redução do buraco na camada de ozônio.

Os HFCs são poderosos gases provocadores do efeito estufa, usados em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e com diversas aplicações na indústria, como nos sprays.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade