PUBLICIDADE

EUA defenderão criação de áreas marítimas protegidas na Antártida

17 jul 2013 - 09h52
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário americano de Estado, John Kerry, prometeu nesta quarta-feira continuar trabalhando para estabelecer zonas marítimas protegidas na Antártida, um dia depois do fracasso de uma reunião internacional sobre o tema.

Antártida: conheça o continente gelado

"Não pode haver um esforço global para proteger os recursos naturais mais ameaçados da Terra sem um esforço também global para criar áreas marítimas protegidas", disse Kerry, em visita à Jordânia, em um comunicado.

O mar de Ross, uma zona do sudoeste da Antártida que Estados Unidos e Nova Zelândia querem proteger, "é um laboratório natural", segundo Kerry. "Seu ecossistema é tão diverso quanto produtivo e temos a responsabilidade de protegê-lo", acrescentou.

Na terça-feira, em uma reunião em Bremerhaven (Alemanha), a Rússia impediu por questões jurídicas a adoção de duas propostas para criar zonas de proteção da Antártida, indicou uma ONG que luta pela proteção desta região.

As águas do oceano austral que rodeiam a Antártida contêm ecossistemas excepcionais, com milhares de espécies animais protegidas até agora da atividade humana, mas que estão começando a ser afetadas pela pesca.

"Não alcançamos um acordo em todos os detalhes, mas está emergindo um consenso sobre o fato de que é preciso proteger a Antártida", disse Kerry, que lembrou que em outubro haverá uma nova reunião internacional em Hobart (Austrália).

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/estacao-antartica/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/ciencia/infograficos/estacao-antartica/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade