0

Estudo aponta a perda de US$ 380 bi com catástrofes em 2011

12 jan 2012
08h53
  • separator

Estudo que acaba de ser divulgado pela Munich Re, uma das maiores companhias de seguro do mundo, mostra que a economia mundial perdeu US$ 380 bilhões em 2011 com desastres naturais. A perda é recorde. Noventa por cento das 820 catástrofes registradas estavam relacionadas com o clima.


Autores do estudo, os economistas Fabian Barthel e Eric Neumayer, da London School of Economics, dizem que os prejuízos verificados em 2011 dobraram em relação a 2010.


Para os ingleses, as mudanças climáticas explicam grande parte das catástrofes que marcaram planeta no ano passado. No levantamento, dizem que cerca de dois terços das perdas estão relacionadas a terremotos que atingiram Nova Zelândia e Japão nos dois primeiros meses de 2011. Os eventos provocaram a morte de 27 mil pessoas, segundo o estudo.

De acordo com previsões sobre o clima da London School, que contam com apoio dos economistas, eventos extremos devem ser mais frequentes nas próximas décadas. Boa parte deles deve atingir países em desenvolvimento na linha do equador.


Veja também:

'As máscaras que você joga fora podem acabar matando uma baleia'
Fonte: DiárioNet DiárioNet
publicidade