PUBLICIDADE

Equador destaca importância de trabalho conjunto para proteger Amazônia

3 mai 2013 - 14h25
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, inaugurou nesta sexta-feira a XII Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) destacando a importância de um trabalho conjunto e sólido para proteger a Amazônia.

"Acredito que podemos adotar hoje resoluções não apenas para reforçar laços e compromissos já traçados, mas para nos impormos tarefas concretas" que possam ser medidas e cumpridas, disse Patiño ao inaugurar a reunião.

O titular da diplomacia equatoriana considera que "é hora de superar esses encontros e assinaturas de acordos rigorosos para passar a uma verdadeira visão estratégica" do OTCA.

"Esperamos sair hoje desse encontro fazendo uma profunda e sincera avaliação dos lucros e das limitações desde que foi criado o mecanismo de cooperação em 1978", acrescentou o titular.

O equatoriano pediu para os colegas serem autocríticos e reconhecerem que "muitas vezes não podemos continuar mendigando aos organismos não governamentais internacionais ou aos países do norte que garantam o futuro de nosso desenvolvimento".

"Devemos ter a vontade política e a execução de propostas concretas para construir nossa própria autonomia investindo de nossos Estados-membros no sustento de nossa organização e de seus projetos, particularmente de conservação, de pesquisa para o desenvolvimento", acrescentou.

Patiño considerou que se deve trabalhar de forma coordenada em uma rede de centros de pesquisa em que, em sua opinião, deve-se aproveitar a sinergia entre conhecimentos antigos e modernos, assim como entre equipes acadêmicas plurinacionais.

Participam da reunião na cidade amazônica de Coca representantes do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, do Equador, da Guiana, do Peru, do Suriname e da Venezuela. No encontro que terminará hoje, também serão abordados temas ligados à propriedade intelectual, ao patrimônio cultural e a ciências antigas.

Além disso, será analisado o projeto de regulamento de navegação comercial nos rios da Amazônia e será apresentada a iniciativa equatoriana de Emissões Líquidas evitadas e dos direitos da natureza.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade