PUBLICIDADE

Documentário sobre neblina na China se torna viral na internet

2 mar 2015 - 08h48
(atualizado às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Um documentário na internet sobre a famosa neblina da China se tornou viral com mais de 155 milhões de visualizações um dia depois de ser lançado, disse a imprensa oficial nesta segunda-feira.

"Unter the Dome", produzido com capital privado por Chai Jing, ex-apresentador da rede estatal chinesa CCTV, detalha as causas da poluição atmosférica do país.

Nele é denunciada a vaga supervisão do governo e a frouxidão das multas aos causadores da poluição.

O filme, de 103 minutos, foi divulgado por sites domésticos no sábado, e no domingo já havia sido visto 155 milhões de vezes, informou o jornal Global Times.

O documentário inclui entrevistas com funcionários de Londres e Los Angeles, duas cidades muito poluídas, e sobre como tomaram o controle da situação.

Chai declarou que este trabalho é um exemplo de sua batalha pessoal contra a poluição atmosférica depois que sua filha nasceu com um tumor benigno, disse o Global Times.

Os altos níveis de poluição, provocada pela queima de carvão em fábricas e centrais energéticas, assim como pelos veículos, se tornou um dos principais motivos de descontentamento da população com o Partido Comunista Chinês.

Segundo funcionários, a poluição pode matar até meio milhão de pessoas ao ano.

Os níveis de PM2.5, partículas de ar com um diâmetro suficientemente pequeno para penetrar profundamente nos pulmões, caíram em relação a 2013 na maioria das cidades estudadas pelo governo em 2014, segundo estatísticas publicadas pelo Greenpeace em janeiro.

No entanto, os níveis de poluição continuam muito acima dos padrões nacionais e internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade