PUBLICIDADE

Dia Mundial dos Oceanos 2013: conheça a origem e objetivos

8 jun 2013 - 08h47
(atualizado às 09h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os oceanos são responsáveis pela maior parte do oxigênio na atmosfera. Além disso, têm papel fundamental na biodiversidade, clima, alimentação, economia e até mesmo na arqueologia, entre outras áreas</p>
Os oceanos são responsáveis pela maior parte do oxigênio na atmosfera. Além disso, têm papel fundamental na biodiversidade, clima, alimentação, economia e até mesmo na arqueologia, entre outras áreas
Foto: The Grosby Group

O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado neste sábado, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em resolução de 5 de dezembro de 2008. Contudo, muitos países já comemoravam a data após a conferência Rio 92.

A resolução da ONU lembra que a importância dos oceanos vai da biodiversidade à arqueologia (principalmente pelo estudo de navios naufragados), passando pelo aquecimento global, erradicação da pobreza e segurança alimentar.

O primeiro governo a propor uma data para destacar a preservação dos mares foi o canadense, em 1992, na conferência realizada no Rio de Janeiro. Em 1998, a Comissão Intergovernamental Oceanográfica da Unesco apoiou a criação de uma data internacional. Desde 2003, o Dia Mundial dos Oceanos começou a ser organizado pela Rede Mundial dos Oceanos, mas somente cinco anos mais tarde foi reconhecido pela ONU.

Todo ano, cerca de 200 endidades dos cinco continentes organizam atividades, jogos, oficinas, conferências e outras atividades para chamar a atenção sobre como afetamos os oceanos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade