PUBLICIDADE

Decolagem de Solar Impulse é cancelada no Japão por mau tempo

23 jun 2015 - 16h55
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe do projeto Solar Impulse 2 cancelou a decolagem do avião solar, programada para a madrugada desta quarta-feira no Japão, em razão do mau tempo em Nagoya.

Preso no aeroporto de Nagoya (centro) desde 2 de junho, o avião deveria decolar nesta quarta-feira às 2h30 locais (14h30 de terça, em Brasília), rumo ao Havaí, mas o tempo mudou, obrigando o cancelamento do voo após 90 minutos de hesitação.

"O corredor que queríamos pegar está fechado", relatou o piloto Bertrand Piccard, que reveza o comando do avião com André Borschberg.

"Estamos tentando encontrar uma maneira (de decolar), mas é razoável não exceder certos limites", disse Borschberg após o cancelamento.

"O clima está muito instável acima do Pacífico", justificou.

"É extremamente difícil prever a meteorologia em um horizonte de cinco dias", comentou outro membro da equipe.

"Estamos muito desapontados e queremos nos desculpar com todos aqueles que acompanham o projeto", declarou Piccard.

A fragilidade da aeronave impossibilita a decolagem a qualquer hora do dia, ou da noite.

"O sol está nascendo e há muito vento e muito calor. É tarde demais para decolar. O avião pode ser danificado, se não for guardado em seu hangar móvel", explicou.

Os organizadores continuarão a acompanhar a meteorologia e fazer previsão com a perspectiva de deixar o Japão o mais rápido possível. Na semana passada, o piloto para este voo, André Borschberg, de 62 anos, disse que estava pronto para esperar dois meses, se necessário.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade