PUBLICIDADE

Decidida a ampliação do parque marinho de Abrolhos

15 mai 2012 - 10h39
Compartilhar

O governo federal resolve ampliar o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e criar o Refúgio de Vida Silvestre Baleia Jubarte. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também deve instituir a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Doce, com o o objetivo de atender as famílias de pescadores da região litorânea entre a Bahia e o Espírito Santo.

O arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é o maior banco de corais do Atlântico Sul e o primeiro parque nacional marinho do Brasil. Naquela região, a baleia jubarte, espécie ameaçada de extinção, passa boa parte do ano.


As consultas públicas, uma das últimas etapas para a ampliação e criação das unidades de conservação, serão realizadas nesta quarta e quinta-feira, nas cidades baianas de Porto Seguro e Caravelas, e sexta e sábado, nos municípios capixabas de São Mateus e Linhares.


Pela proposta que será discutida com a comunidade, o parque marinho de Abrolhos terá a sua área original ampliada em dez vezes, passando dos atuais 87.943 hectares para 891.872 hectares. Em sua volta, num raio de 500 quilômetros quadrados, será criada ainda a Área de Proteção Ambiental do Banco de Abrolhos, que se estenderá por toda a costa que vai de Caravelas, na Bahia, a Linhares, no Espírito Santo.


Já o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Baleia Jubarte ficará na porção mais ao sul, quase na divisa do litoral da Bahia com Espírito Santo. Terá, ao todo, 765.261 hectares, área suficiente para abrigar a espécie, que todos os anos se desloca do extremo sul do Atlântico para se reproduzir nas águas mornas de Abrolhos.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade