PUBLICIDADE

Cursos na área ambiental estão com inscrições abertas

12 jan 2012 - 12h49
Compartilhar

A Fapesp está com inscrições abertas para bolsa de pós-doutorado no projeto de expressão do Metabolismo Ácido das Crassuláceas (CAM) em bromélia epífita: sinalização, modulação da expressão, perfil transcricional e interação com metabolismo de nitrogênio. O valor mensal é de R$ 5.333,40. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro.

Para concorrer à bolsa, os candidatos devem ter doutorado em Fisiologia Vegetal concluído a menos de sete anos, inglês fluente, experiência comprovada em técnicas de Biologia Molecular e conhecimento em pelo menos duas das quatro áreas: fotossíntese do Metabolismo Ácido das Crassuláceas (CAM), sinalização hormonal, assimilação do nitrogênio em plantas epífitas superiores e fisiologia do desenvolvimento de plantas epífitas superiores.

O candidato selecionado vai integrar em um grupo de pesquisadores nacionais e internacionais. O cientistas vão estudar os sinais endógenos e as fases do desenvolvimento foliar relacionados à transição fotossintética de C3 para CAM na bromélia epífita com tanque Guzmania monostachia em resposta ao estresse hídrico.

Os interessados devem enviar:

- duas cartas de recomendação;

- uma carta de apresentação do candidato explicando o interesse na bolsa e experiência no assunto, incluindo uma breve descrição da tese de Doutorado (máximo de 2 páginas A4, fonte Arial 12, espaço de linha 1.5);

- Curriculum vitae (para publicações não indexadas na WOS e Scopus, enviar cópias em pdf).

Os documentos devem ser enviados como arquivos pdf para a coordenadora e supervisora do projeto, Dra. Helenice Mercier (hmercier@usp.br), professora do Departamento de Botânica do IBUSP, até o final do mês.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Curso técnico

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vai iniciar um curso sobre as tecnologias disponíveis para o controle da poluição do ar, em especial gases, vapores e odores. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de fevereiro.

O curso é pago, tem duração total de 36 horas e começa em março, em São Paulo. Seu valor integral é de R$ 1.402. Os interessados devem ter nível superior com atuação na área.

Para mais informações, acesse: http://www.cetesb.sp.gov.br/cursos/2012/01.pdf

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade