PUBLICIDADE

Corte Suprema dos EUA rejeita apelação da BP por vazamento no Golfo

29 jun 2015 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta segunda-feira um pedido do grupo petrolífero britânico BP e seu parceiro norte-americano Anadarko para limitar os pedidos de compensação pelo vazamento de óleo de 2010, no Golfo do México.

A BP recorreu ao Tribunal em maio de 2014 para contestar uma decisão dos tribunais de primeira instância em 2012, que lhe condenava a pagar milhares de dólares para as pessoas e empresas afetadas pela explosão da plataforma Deepwater Horizon no Golfo do México.

A BP argumenta que os termos desta decisão que obriga as empresas a compensar perdas que não estão relacionadas ao derrame de petróleo, e que ocorreram antes ou depois da catástrofe.

Mas a Suprema Corte rejeitou o pedido de recurso, de modo que a BP pode ter que pagar 1,37 bilhões de dólares e a Anadarko mais de 1 bilhão.

BP e Anadarko eram as donas de 65% e 25% respectivamente do poço Macondo da plataforma petroleira Deepwater, cuja explosão causou em 2010 a pior maré negra da história dos Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade