PUBLICIDADE

Começa temporada reprodutiva das tartarugas marinhas no País

1 out 2012 - 09h16
Compartilhar

Começa a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas no Brasil. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar) quer avançar na proteção desse animal neste ano (temporada 2012/2013). Hoje são 15 milhões de filhotes protegidos.

Até março do próximo ano, fêmeas de quatro de cinco espécies vão voltar às praias em que nasceram para depositar seus ovos. A única exceção, a tartaruga verde Chelonia mydas, se reproduz entre os meses de dezembro a julho.

Técnicos do Tamar já estão a postos para intensificar o trabalho em áreas de desovas nos litorais da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio. O Tamar também está elaborando em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) uma matriz com as principais ameaças às tartarugas marinhas.

O trabalho é de grande importância para a conservação, tendo em vista as dimensões, especificidades do litoral brasileiro. "Com recursos limitados e diante da grande extensão do litoral brasileiro, é preciso concentrar esforços identificando quais fatores de risco e agentes que podem matar as diferentes espécies de tartarugas, levando-se em conta as diversas fases da vida de desses animais", afirma a oceanógrafa e coordenadora-técnica nacional do Tamar, Neca Marcovaldi.

Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade