PUBLICIDADE

Cidade chilena em emergência ambiental por segundo dia consecutivo

26 mai 2015 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Temuco, no sul do Chile, foi declarada nesta terça-feira sob emergência ambiental pelo segundo dia consecutivo, diante das más condições do ar devido ao uso indiscriminado de lenha para calefação.

"A medida implica que está completamente restrito o uso de aquecedores, caldeiras e aparelhagens residenciais que utilizam madeira sólida ou outra energia da madeira (carvão vegetal), entre as 18h de terça-feira e as 6h de quarta-feira", disse um comunicado do Ministério do Meio Ambiente.

O uso da madeira para o aquecimento em Temuco (680 quilômetros ao sul de Santiago) é comum entre seus habitantes durante a época do frio, causando "ventilação inadequada, o que favorece o acúmulo de poluentes", explicou a nota.

A declaração de emergência também proíbe a emissão de fumaças visíveis de fontes fixais industriais, residências comunitárias e comerciais, assim como as atividades esportivas e aulas de educação física nas escolas de Temuco.

Temuco será subsede da Copa América e o governo chileno anunciou que tomará medidas para evitar que a contaminação prejudique o desenvolvimento das três partidas que serão disputadas na cidade.

Santiago, principal sede da competição continental, também foi declarada sob alerta ambiental (medida menor que a 'emergência') devido ao alto nível de contaminação. Também serão tomadas medidas como a restrição do tráfico de veículos e a recomendação de não realizar exercícios físicos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade