PUBLICIDADE

Cerrado perde 0,37% de sua cobertura de 2008 a 2009

9 fev 2012 - 16h10
Compartilhar

Diminui o ritmo de desmatamento da Mata Atlântica, do Pantanal e dos Pampas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, entre 2008 e 2009, a Mata Atlântica perdeu 0,02% da sua cobertura. O Cerrado foi o bioma que mais perdeu vegetação no período. A área desmatada chegou a 0,37% do total. Na Caatinga, o índice de desmate foi 0,23% e na Amazônia, 0,17%.


"O resultado mostra que se está reduzindo a magnitude do desmatamento. Embora ainda esteja acontecendo, acontece num ritmo muito menor do que até 2008", destaca a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


De acordo com a ministra, a meta é aumentar a fiscalização para que o índice de desmatamento chegue a zero. "Estamos chegando perto daquele alvo almejado por todos de ter desmatamento zero na Mata Atlântica."


Nos Pampas, onde a maior parte do desmatamento ocorre por causa da rizicultura e do reflorestamento de eucalipto, o índice ficou em 0,18%. E no Pantanal, em 0,12%.

A queda do ritmo de desmatamento é atribuído, em parte, aos avanços da produtividade e de pesquisa. "Com isso, não há tanta necessidade de expansão de área para aumentar a produção", explica o secretário-executivo de Biodiversidade e Florestas do ministério, Bráulio Dias.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade