PUBLICIDADE

Estados Unidos

Califórnia: governador ordena redução de 25% do uso da água

Será proibido às novas residências regar os jardins com água potável, a menos que disponham de um sistema de irrigação por gotejamento eficiente

1 abr 2015 - 17h21
(atualizado às 20h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Barragens desmoronam após recuo da água em lago Cachuma, em Santa Bárbara, Califórnia.  27/03/2015.
Barragens desmoronam após recuo da água em lago Cachuma, em Santa Bárbara, Califórnia. 27/03/2015.
Foto: Lucy Nicholson / Reuters

O governador da Califórnia, o democrata Jerry Brown, anunciou nesta quarta-feira (1º) a adoção, pela primeira vez na história, de uma série de medidas para economizar água diante da forte seca que enfrenta esta região do oeste dos Estados Unidos há anos.

"Hoje (quarta-feira) estamos de pé sobre uma grama seca, onde deveria haver um metro e meio de neve", disse o político em coletiva de imprensa nas montanhas de Sierra Nevada.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Esta seca histórica nos obriga a tomar medidas sem precedentes. Por isso, promulguei uma ordem executiva que obriga a reduzir de forma significativa o uso da água em todo o estado", acrescentou.

O governo da Califórnia quer reduzir os gastos com água em 25% no que resta do ano.

Para isso, obrigará os cemitérios, campos de golfe, campi universitários e outras instalações com grandes superfícies de grama a reduzir o uso da água.

Como economizar água: Dicas para o dia a dia Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

Será proibido às novas residências regar os jardins com água potável, a menos que disponham de um sistema de irrigação por gotejamento eficiente.

Projeto Cultivando Água Boa é premiado pela ONU em Nova Iorque:

Por outro lado, o governo prevê que as agências locais que administram o abastecimento de água regulem seus preços para incentivar os usuários a não desperdiçar este bem.

Em dezembro, a Nasa alertou que a Califórnia precisa de mais de 41 bilhões de litros d'água para se recuperar da seca que sofre há quatro anos, a mais grave já registrada, e que deixou muito baixas as reservas subterrâneas.

As fortes chuvas que caíram durante o inverno no hemisfério norte não serviram para recuperar os níveis, como previam na época os meteorologistas.

"Como californianos, devemos unir esforços e poupar água de qualquer forma possível", afirmou Brown.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade