PUBLICIDADE

Autoridades indianas determinam fechamento de envasadora da Coca-Cola

18 jun 2014 - 18h11
Compartilhar

Autoridades no norte da Índia determinaram o fechamento de uma envasadora da Coca-Cola, alvo de críticas de que estaria extraindo muita água do subsolo, anunciou uma fonte oficial nesta quarta-feira.

Uma autoridade anti-poluição informou que a fábrica Mehdiganj, em Varanasi, estado de Uttar Pradesh, tinha quebrado os termos de sua licença de operação, o que resultou na emissão da ordem de fechamento no começo do mês.

"A fábrica está fechada segundo nossas ordens", declarou à AFP o membro do Comitê de Controle de Poluição de Uttar Pradesh, J.S. Yadav.

"Também se exigiu que fossem tomadas as medidas cabíveis para repor o dobro do nível da água extraída do subsolo", acrescentou.

"Além disso, os efluentes lançados pela fábrica contêm poluentes que extrapolam os limites permitidos", prosseguiu.

A empresa apelou da ordem de fechamento na corte ambiental da Índia, o National Green Tribunal, afirmando que as alegações são falsas.

A Hindustan Coca-Cola Beverages Private Limited, unidade da Coca-Cola internacional, informou que a fábrica operava há 15 anos, "sujeitando-se a todas as aprovações regulamentares e leis aplicáveis".

A unidade destacou, em um comunicado, estar confiante em que a Justiça concluiria que a empresa agiu "nos melhores interesses da comunidade a que serviços".

No começo do ano, a empresa já tinha sido contestada pelas autoridades locais, que alertaram que demoliriam a fábrica em Varanasi, alegando que a mesma teria sido construída em terreno do conselho municipal e que seria "ilegal".

As autoridades também impuseram uma multa de 126 mil rúpias à empresa devido à questão do terreno.

A Índia é um dos mercados de maior crescimento da Coca-Cola, graças à expansão de sua classe média.

A envasadora, uma das 58 que a empresa com sede em Atlanta (sul dos EUA) tem no país asiático, tem estado no centro de protestos durante anos.

Os manifestantes acusam a companhia de causar faltas d'água importantes, devido à extração excessiva de água subterrânea e de contaminar o solo e o lençol freático.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade