PUBLICIDADE

Ativistas dizem que usina hidrelétrica não é energia limpa

24 mar 2012 - 13h53
(atualizado às 15h16)
Compartilhar

Livia Wachowiak Junqueira
Direto de Manaus

Apesar de se ouvir com frequência no Fórum de Sustentabilidade de Manaus que usinas hidrelétricas proporcionam energia limpa ou "verde", ativistas que frequentam o encontro afirmam o contrário.

Neste sábado, a ativista Bianca Jagger disse que o uso deste tipo de construção vai destruir o patrimônio natural dos brasileiros. Seus parceiros de trabalho, Brent Millikan e Philip Fearnside, também avaliaram os impactos que uma hidrelétrica pode trazer.

Segundo Fearnside, as usinas emitem gases de efeito estufa, sendo o metano um mais nocivo ao meio ambiente do que o CO2. "O Brasil é um dos países que mais vai sofrer com os impactos do aquecimento global", disse.

Outro ponto considerado para que as usinas não sejam avaliadas como "verdes" é a violação de direitos humanos das populações indígenas.

Segundo Ivaneide Bandeira, conselheira da Associação de Defesa Etnoambiental, disse ao Terra grupos de índios que ainda não foram contatados pelo governo podem desaparecer com as construções das usinas. "A construção de uma usina altera toda a rota de migração de peixes, afeta os rios, a cadeia alimentar e a biodiversidade da região", disse. "É uma falsa solução".

O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), do empresário João Doria Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.

A ativista Bianca Jagger afirmou que o uso deste tipo de construção vai destruir o patrimônio natural do País
A ativista Bianca Jagger afirmou que o uso deste tipo de construção vai destruir o patrimônio natural do País
Foto: Eduardo Lopes / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade