PUBLICIDADE

Após vazamento de óleo, três praias de SP estão impróprias para banho

Orientação é que banhistas evitem as praias de Cigarras, Arrastão e Pontal da Cruz; ainda não se conhece o volume total de óleo vazado

7 abr 2013 - 14h43
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã deste sábado
Trabalhos de contenção realizados nas praias da região central da cidade na manhã deste sábado
Foto: Prefeitura de São Sebastião / Divulgação

Um vazamento de óleo ocorrido na sexta-feira no terminal de uma subsidiária da Petrobras em São Sebastião alterou o índice de balneabilidade das praias de Cigarras, Arrastão e Pontal da Cruz, que passaram de "próprias" para "impróprias para banho" segundo determinação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Segundo o órgão, o óleo atingiu a areia das praias e a orientação é que os banhistas evitem estes locais. Uma equipe de 300 pessoas está envolvida nos trabalhos de limpeza. O foco é a Praia das Cigarras, cujos costões rochosos foram atingidos pelo produto liberado na água. A mancha de óleo também atingiu a Praia Deserta, que não é monitorada pela Cetesb.

O acidente ocorreu às 17h30 da última sexta no terminal da Transpetro, subsidiária da Petrobras, durante o abastecimento de um navio estacionado no píer. Ainda não se sabe quanto vazou do óleo, de consistência densa, conhecido como Marine Fuel 380. Barreiras flutuantes e de absorção estão sendo usadas na área para ajudar a conter o alastramento do produto, usado como combustível de navios.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade