PUBLICIDADE

Aliança entre Nissan e Mitsubishi Motors para desenvolver carro elétrico barato

4 ago 2014 - 08h11
Compartilhar

As montadoras japonesas Nissan e Mitsubishi Motors pretendem desenvolver em conjunto um pequeno carro elétrico barato até 2016-2017, informa o jornal econômico Nikkei.

A Nissan, que investiu quatro bilhões de euros nesta área em associação com a Renault, sua principal acionista, comercializa atualmente o Leaf, com um resultado comercial ruim (124.000 unidades vendidas no mundo desde o lançamento em 2010).

O grupo afirma que o Leaf é o "veículo elétrico mais vendido", mas admite que a falta de infraestruturas impede a adoção deste tipo de automóvel, que tem uma autonomia de 190 quilômetros quando a bateria está completamente carregada.

O preço também é um fator que afasta os compradores. Assim, o novo projeto, caso seja confirmado, é criar um veículo barato.

A Mitsubishi Motors tem a experiência, pois em 2009 lançou o veículo elétrico mais barato do mercado japonês: um pequeno modelo denominado iMiEV que custa 1,78 milhão de ienes (12.900 euros), caso seja considerada a ajuda do governo para "veículos limpos".

De acordo com o jornal Nikkei, o pequeno carro em preparação teria custo de 1,5 milhão de ienes (10.869 euros).

Nissan e Mitsubishi Motors trabalham em conjunto em várias áreas, incluindo a produção de pequenos utilitários de menos de 660 cc, muito populares no Japão.

No fim de 2013 a Nissan anunciou que prolongava com a Renault a cooperação para fabricar, em conjunto, veículos e compartilhar tecnologias, em particular a elétrica.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade